Formação - Postulantado

 

O que norteia a Vida Monástica?

O primeiro é o dos cenobitas, isto é, o monasterial, dos que militam sob uma Regra e um Abade.
Regra de São Bento - Cap. 1 - Dos gêneros dos monges

1 - Quem é o monge?
 
O monge é aquele que busca ouvir a voz de Deus na solidão para depois comunicar esta mesma presença de Deus aos outros, é aquele que escuta a voz do Mestre, como diz a Regra de São Bento: 
"Escuta, filho, os preceitos do Mestre, e inclina o ouvido do teu coração; recebe de boa vontade e executa eficazmente o conselho de um bom pai, para que voltes, pelo labor da obediência, àquele de quem te afastaste pela desídia da desobediência" (RB Prólogo). Ser monge não é ser isolado em si mesmo, mas é buscar a solidão para comunicar –se com Deus e comunicar este encontro com Deus aos outros.
 
 
2 – Em que consiste a vida do monge beneditino?

A vida do monge beneditino se assenta sobre dois pilares: oração e trabalho, isto é, ser monge em si é buscar a Deus na contemplação e na ação, o monge beneditino se realiza consigo mesmo e com os outros nas diversas atividades que ele desempenha no mosteiro, seja rezando na capela, cuidando da horta, conversando com os irmãos no recreio, entre outras coisas.
A nossa vocação, é ser presença orante, “na Igreja e pela Igreja” equilibrando vida de oração juntamente com os inúmeros trabalhos que o mosteiro realiza para o sustento da Comunidade e para edificação dos irmãos, por isso, ao falar de vocação beneditina devemos ter em mente esta entrega cotidiana daquele que se consagra no mosteiro beneditino a busca de Deus cada dia de sua vida. Isto não significa que não existam outros “dons”, como aqueles que se dedicam ao estudo e à investigação, mais utilizamos estes dons também para edificação da comunidade e das pessoas que estão ao nosso redor, em prol daqueles que nos procuram e a nossa missão está baseada em ser presença de Deus para as pessoas.


3 - O monge e a vocação sacerdotal:
 
 A vocação beneditina não comporta necessariamente o ministério sacerdotal, em si o ministério sacerdotal é um serviço  ao povo de Deus sendo que a vocação beneditina é mais ampla que o ministério sacerdotal, tanto é assim que nem todos serão sacerdotes, mas somente aqueles que forem escolhidos pela comunidade, conforme a necessidade, a desempenhar esse ofício para o bem comum  no nosso mosteiro especificamente nos dedicamos a vida mais contemplativa, não atuamos em paróquias, mas existem mosteiros que tem parte de sua atuação em paróquias e santuários.
No entanto, em nossa comunidade, todos são convidados a fazer o estudo da Filosofia e da Teologia para o conhecimento da Fé e para edificação do povo de Deus, mas isto não significa necessariamente que serão ordenados ao ministério sacerdotal pois assim diz a Regra de São Bento no Capítulo 62: “Se o Abade quiser pedir que alguém seja ordenado presbítero ou diácono para si escolha, dentre os seus quem seja digno de desempenhar o sacerdócio. Acautele-se o que tiver sido ordenado contra o orgulho da soberba e não presuma fazer senão o que for mandado pelo Abade, sabendo que deverá submeter-se muito mais a disciplina regular. E não se esqueça, por causa do sacerdócio, da obediência e da disciplina da Regra, mas progrida sempre mais para Deus, atente sempre para o lugar em que entrou no Mosteiro, exceto no ofício do altar mesmo que, pelo mérito da vida o quiserem promover a escolha da comunidade e a vontade do Abade”.
 

4 - Pequeno resumo histórico sobre a Regra de São Bento:
 
Primeiramente cabe perguntar-se o que é uma Regra, que por definição é um conjunto de normas que buscam ordenar o modo de vida de uma determinada sociedade, uma instituição ou um grupo de pessoas. A Regra de São Bento mais do que isso, ela tenta dar uma direção à nossa maneira de viver que deve estar orientada para o ideal do Evangelho. São Bento se refere a ela: “Tu, pois, quem quer que sejas, que te apressas para a pátria celeste, realiza com o auxílio de Cristo esta mínima Regra de iniciação aqui escrita e, então, por fim, chegarás, com a proteção de Deus, aos maiores cumes da doutrina e das virtudes de que falamos acima”.(RB Cap. 73).
A Regra é composta de 73 capítulos, ela engloba desde um convite inicial à escuta dos preceitos do Mestre, passando pela descrição de como deve funcionar o mosteiro, na oração e no trabalho cotidiano, a recepção dos irmãos, pelo ordenamento da liturgia até a Ordem da Comunidade. Falar sobre a Regra de São Bento não é falar de um tratado espiritual tal como fizeram os grandes autores da Igreja, mas expressa de viver o Batismo de uma maneira mais radical, de homens que buscam viver para Deus. São Bento não se preocupou tanto com Teologia, mas, quis viver simplesmente o ideal que Deus o inspirou a levar adiante.
É importante dizer aqui que outras expressões monásticas anteriores já existiam no tempo de São Bento, todas elas se preocuparam igualmente em viver o Evangelho de Jesus Cristo. Entre as muitas estão os Padres do Deserto, A Regra de São Basílio, a de São Pacômio, no Egito, que antecederam a própria Regra de São Bento. Podemos dizer que a Regra bebeu destas fontes.
A Regra de São Bento não foi escrita de uma só vez, mas, foi o resultado de uma larga experiência vivida dentro dos mosteiros, além disso ela procurou condensar textos, tradições, dentro da riqueza que a própria Igreja possui.

O que são as Constituições Ordinárias?


Partindo do mesmo conceito da Regra, as constituições são um regulamento norteador da forma de vida de uma comunidade, seja ela recente ou muito antiga, como uma espécie de atualização ás Regras de Vida, diversas comunidades adotam a metodologia de uma Constituição Geral, como forma de tratar, sob um aspecto atual, aquilo que é essencial ao seu carisma e forma de vida na igreja.
Nossa constituição é atualmente composta de 10 Artigos, tratando de questões canônicas, pastorais e administrativas, segundo a Regra de São Bento e os regulamentos específicos de nossa comunidade, como forma de simplificar e ordenar a forma de vida dos mosteiros e monges que aderem a Regra Beneditina em Minecraft.
Os benefícios de uma comunidade bem sustentada por uma constituição sólida e perene, coerente com a Regra de Vida de seu fundador e constantemente vivida pela comunidade é, nada mais nada menos, que a vivência "leve e orgânica", sem problemas ou questões mirabolantes e sem soluções, seguindo plenamente amparado pelos escritos de seu fundador e das normas constituídas e aprovadas pela Igreja.

O que podemos encontrar nas constituições?:

No primeiro artigo, encontramos sobre a devida interpretação e caráter da Ordem de São Bento em Minecraft, bem como sobre a Santa Regra e seu uso no dia a dia das comunidades monásticas. 
No segundo e terceiro artigos, encontramos informações sobre as propriedades e a administração dos bens e dos religiosos integrados aos mosteiros da Ordem, bem como as devidas nomenclaturas e exigências as situações competentes
No quarto e quinto artigos, compreendemos mais sobre a caminhada vocacional e o cotidiano dos monges e dos que aspiram a vida monástica, bem como o que devem e quando devem saber, a respeito das mesmas constituições e a Regra Beneditina, como deve ser seu procedimento e como deverá ser as admissões em cada etapa do caminho vocacional.,
No sexto artigo, entendemos como funciona o trabalho pastoral dos monges em Minecraft, se assumem paróquias ou outras funções, e quem pode assumir o que, segundo as normas canônicas vigentes.
Do sétimo artigo em diante são tratados aspectos da própria Regra Beneditina que são adaptados ao cotidiano de nossa Comunidade em Minecraft, bem como a todos os demais enfrentamentos encontrados na vida monástica, amparados a uma visão atual e aplicada da Santa Regra e da experiência religiosa na Comunidade.

E como se dá a caminhada vocacional dos que aspiram a Vida Monástica?:

É preciso antes de tudo, saber a reta intenção dos corações que aspiram a vida do Louvor Divino e dos Ofícios Laborais, por isso é necessário percorrer uma estrada que levará a plena integração do leigo ou ministro ordenado ao mosteiro ligado a Ordem Beneditina. 
O primeiro passo se dá quando o interessado entra em contato com a vida da Ordem, participa de algum evento promovido pelos monges de determinado mosteiro, ou até mesmo se hospeda humildemente em alguma destas casas divinas, e assim conhece de vista o trabalho dos homens de Deus.
Já demonstrando interesse, o aspirante é integrado a comunidade inicialmente para além de um simples frequentador, iniciando assim o período do Postulantado, onde conhecerá os regimentos da Ordem e da vida de seu mosteiro, entendendo a que particularidades deverá obedecer e submeter-se.
Por fim, é devidamente iniciado na Vida Monástica na sua admissão ao Noviciado, onde recebe o hábito comum de todos os monges e vive mais intensamente a vida espiritual da comunidade monástica, nos trabalhos e orações conjuntas, na liturgia e no convívio fraterno.
Passado o tempo do noviciado canônico, e sendo devidamente provada a fidelidade do noviço, o Prior ou Abade da comunidade pode receber a sua primeira profissão monástica, integrando-o assim mais intimamente entre as fileiras dos monges. E quando passado o tempo da profissão temporária, e da primeira renovação desta, o monge pode pedir então sua "efetivação", pedindo que seja acolhido perpetuamente como filho de seu mosteiro, fazendo assim sua profissão solene, e recebendo por herança sua consagração monacal, integrando plenamente e até o fim de sua vida o mosteiro em que foi acolhido.
E em todas essas etapas, acompanham-se formações como essa, que além de auxiliarem a compreender o itinerário da experiência da Vida Consagrada em Minecraft, tornam a caminhada mais dinâmica e acolhedora, acompanhada pela boa mediação de um experiente formador.


Para a próxima formação, veremos sobre a espiritualidade da Vida Monástica em Minecraft, e os ofícios alusivos a essa experiência religiosa, conforme as graças de Deus permitem que se viva, seja na vida pessoal ou comunitária.

Até lá, perseverança! Ut In Omnibus Glorificetur Deus!